"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
CONTATO:
ceisdsavio@gmail.com
(88) 9478-3246

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VERTENTES PEDAGÓGICAS


OBJETIVO GERAL
             Promover as práticas de cuidado e educação na perspectiva de desenvolver integralmente a criança em seus aspectos cognitivo, psicomotor, afetivo e social, estimulando-as a explorar todas as relações estabelecidas pelos princípios e valores éticos, políticos e estéticos, complementando a ação da família e comunidade.

TRABALHO PEDAGÓGICO
Para garantir uma vivência plena da infância e atender as necessidades fisiológicas, psicológicas, pessoais e coletivas, o tempo de permanência das crianças nessa instituição está organizado a partir de uma rotina de ações educativas que proporcionam um ambiente diversificado, experiências significativas permitindo que as crianças se organizem no tempo e no espaço.

METAS
¨ Aprimoramento da prática pedagógica, objetivando a renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
Estratégia: Ampliação da Proposta Curricular tendo como eixos norteadores as INTERAÇÕES e as BRINCADEIRAS em consonância com as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (RESOLUÇÃO Nº 5 DE 17/12/2009).
Responsáveis: Núcleo Gestor e Educadores

¨ Ampliação do conhecimento cultural e regional com a interação entre escola e comunidade.
Estratégias: Visitas a museus, teatros, zoológicos, bacias hidrográficas, acervo cultural municipal e regional;
Promoção de momentos culturais na escola envolvendo os artistas locais;
Estudo dos elementos básicos dos roteiros criados.
Responsáveis: Educadores, pais, crianças e toda comunidade.

¨ Criação de um espaço digital na instituição para que as crianças possam explorar os recursos tecnológicos e midiáticos.
Estratégias: Promoção de  momentos que conscientizem a comunidade sobre a importância do uso das tecnologias para o desenvolvimento infantil;
Elaboração de projeto digital que vise angariar recursos para concretização da meta estabelecida;
Responsáveis: Educadores, pais, crianças e toda comunidade.

¨ Fortalecimento da conscientização sobre o respeito ao meio ambiente, aos recursos naturais e possibilitar o desenvolvimento da coleta seletiva.
Estratégias: Diminuição da produção de lixo e jogá-lo em recipientes próprios, separando papéis e outros materiais recicláveis;
Preservação de lugares e equipamentos públicos, tais como a escola, a rua, a praça e seu ambiente familiar;
Realização de parcerias com catadores de lixo do município para realização da coleta dos materiais selecionados na escola.
Responsáveis: Educadores, pais, crianças e toda comunidade.

ENVOLVA-SE COM A ESCOLA
¨ Esteja presente e participe ativamente da escola, envolvendo-se nos encontros, reuniões e atividades escolares de seu filho;
¨ Valorize e respeite a escola, os professores e os funcionários.

MANTENHA A CALMA
¨ Entenda que nessa idade mordidas e tapas representam uma forma de expressão de luta por seus desejos, e não necessariamente um ato de violência gratuito;
¨ Saiba que aos poucos a criança aprenderá, com a ajuda dos adultos, a manifestar seus anseios de outras formas: esperando sua vez, pedindo o brinquedo para o colega, insistindo etc.
¨ Crie rotina também em casa. Mantenha um horário regular para seu filho se alimentar, tomar banho, ir para a cama, etc.
¨ Não comente problemas de comportamento na portaria ou fora da escola. Evite expor seu filho e colegas. A melhor maneira é procurar entender o que aconteceu junto a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares