"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

1º ENCONTRO DE PAIS DE 2013

      Agradecemos a todos que estiveram presentes no 1º ENCONTRO DE PAIS DE 2013, a participação efetiva das famílias na vida escolar das crianças é essencial para o desenvolvimento das mesmas.
      Qualquer dúvida ou sugestão, estamos a disposição para ouvi-los e explicar-lhes o que for possível.
     Sabemos que muitas dúvidas ainda existem com relação aos objetivos da educação Infantil a partir da Resolução Nº 05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Temos conhecimento que as maiores dúvidas estão voltadas principalmente para as turmas de Infantil V, último ano das crianças na educação infantil, exatamente pelo fato da transição para o Ensino Fundamental. Porém, tenham a certeza que a fundamentação da nossa proposta de trabalho encontra-se na legislação vigente, no estudo de diversos teóricos da área, bem como, na experiência diária.
      Pela Lei Nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006, o Ensino Fundamental ganha nova organização, deixa de ter a duração de 08 (oito) anos e passa a ser estruturado em 09 (nove) anos. Com isso, essa etapa da educação básica adquire de fato o caráter alfabetizador, ou seja, o início do processo de alfabetização e letramento passou a ocorrer no 1º (primeiro) ano do Ensino Fundamental. Podemos está nos perguntando neste momento: "Então qual é a função da Educação Infantil na vida escolar do meu filho, se não ensina-lo a ler e escrever?". É exatamente neste ponto que se enquadra a pesquisa dos vários estudiosos da educação infantil e consequentemente a publicação da Resolução Nº 05 de 17 de dezembro de 2009, que define como objetivo da educação infantil:
* Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
    Como podemos observar, é um objetivo bem amplo, que vai além de decodificar e escrever algumas palavras que muitas vezes não se conhece o significado. Logo, o que temos de forma muita clara é a necessidade de respeitar os ritmos, desejos e habilidades das crianças, assim como foi percebido que a interpretação de mundo e o desenvolvimento das diferentes linguagens das crianças devem anteceder o exercício da escrita e da leitura convencional, porque somente assim, as crianças entraram no mundo da escrita e da leitura com propriedade e capacidade de compreender o que estão lendo e escrevendo.
    Diante do exposto, não é função da Educação Infantil a ALFABETIZAÇÃO e, assim como estabelecido no Art. 11 da Resolução em análise, não podemos antecipar o que de fato será trabalhado no Ensino Fundamental:
    "Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental."

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