"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
CONTATO:
ceisdsavio@gmail.com
(88) 9478-3246

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROJETOS DE SALA E BRINQUEDOTECA 2011


As ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2011) nos alerta para a necessidade do trabalho com projetos: “Ao desenvolver projetos as crianças se envolvem plenamente, em seu processo de aprendizagem, formulando questões, interagindo com os parceiros, com o professor e com outras pessoas. Elas mobilizam suas habilidades na investigação e buscam solucionar um problema de seu interesse construindo e expressando ideias, fazendo escolhas, tomando decisões e estabelecendo relações com os conhecimentos anteriores.”
Esse documento vem evidenciar a pedagogia de projetos adotada pela escola desde 2009. E este ano, além dos projetos pilotos da escola (BRINCARTE, A ALEGRIA DE CONSTRUIR E RECONSTRUIR; ESCOLA E FAMÍLIA: EDUCAÇÃO SE FAZ EM PARCERIA), foram proporcionados as crianças diferentes projetos de sala e da Brinquedoteca/Biblioteca.

PROJETO REINVENTANDO O BRINCAR
O referido projeto foi criado no início do ano letivo de 2011, buscando fortalecer o desenvolvimento do aspecto lúdico, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural e ainda colaborar para uma boa saúde mental, para um estado interior fértil e para os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
Nascido da importância do brincar, suas ações foram baseadas na construção coletiva e individual de diversos brinquedos com material sucata, bem como no resgate de cantigas e brincadeiras de roda.
As diversas ações do referido projeto foram muito importantes para o desenvolvimento das noções de cuidado e respeito com o meio ambiente. Vale ressaltar que as educadoras Maria do Carmo e Edvanda Maria coordenaram com criatividade e empenho este projeto no espaço da Brinquedoteca/Biblioteca nesse ano de 2011.


PROJETO HORTA NA MINHA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
O referido projeto foi elaborado e executado pelas turmas do Infantil III “B” e Infantil V “B” no segundo semestre de 2011. Na busca de integrar diversas fontes e recursos de aprendizagem agregado ao dia a dia da escola, gerar fonte de observação e pesquisa, exigir reflexão diária por parte dos educadores, educandos e famílias envolvidas, bem como proporcionar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança, com práticas em equipe na exploração das várias formas de aprender.
As ações do projeto foram executadas com a parceria da família, desde a escolha do espaço, na visita à horta na comunidade Manga, construção dos canteiros e plantação dos legumes.
O projeto também se caracterizou pelo estudo da base nutricional dos legumes que foram cultivados (cheiro-verde, coentro, alface, pimenta de cheiro, pimentão e tomate), estudo esse que resultou numa maior conscientização das crianças em relação a necessidade de consumo dos mesmos, tanto que as crianças que de alguma forma rejeitavam determinados legumes, até mesmo no lanche da escola, passaram a consumi-los.
Os resultados educacionais obtidos são incríveis quando as crianças participam efetivamente da construção do conhecimento, maiores ainda quando tem o apoio da família.

PROJETO ARCA DE NOÉ
O projeto ARCA DE NOÉ foi a base para a produção final do Infantil III “B”. Com um interesse todo especial pelos bichos as crianças se envolveram e puderam construir diferentes formas de aprendizagem a partir das ações do referido projeto.
Uma das primeiras ações do projeto foi a visita ao Zoológico em Canindé – CE. As demais ações ocorreram na escola, em rodas de conversas, rodas de leituras, artes e em todos os eixos do conhecimento.
O encerramento foi com a dramatização da história A ARCA DE NOÉ, onde todas as crianças e pais estiveram envolvidos. A participação das famílias na realização desse trabalho foi muito importante, tanto para as crianças e a escola, quanto para os próprios pais.
Ao término das ações foram reunidas as fotos de todos os momentos e editadas em um CD, como um memorial digital. Cada criança com sua família recebeu o CD, num momento que podemos chamar de aula da saudade.

PROJETO O PODER DAS ERVAS, PLANTAS QUE CUIDAM E CURAM
O referido projeto foi elaborado e executado no último bimestre de 2011, pela turma do Infantil V “A”.
A ideia do cultivo de ervas medicinais nasceu com o objetivo de fortalecer o cuidado com o meio ambiente, resgatar os conhecimentos medicinais, bem como proporcionar à comunidade escolar os diversos benefícios dessas ervas.
Durante sua execução, as crianças juntamente com as famílias puderam vivenciar valores como: o respeito e o cuidado com a natureza. Visitaram a Farmácia Viva da E.E.F Paula Queiroz, conheceram vários chás e suas indicações, tiveram contato com experiências dos avós no que diz respeito a utilização de determinadas ervas.
Uma das últimas ações do projeto foi a plantação das ervas. Vale ressaltar que a participação das famílias foi essencial para a realização do mesmo, pois esteve presente em sala, nas aulas de campo, na preparação do canteiro e na plantação.
Ao término das ações, as vivências foram reunidas no livro O PODER DAS ERVAS... PLANTAS QUE CUIDAM E CURAM.  Cada criança recebeu um livro em um momento todo especial na última aula da turma.

PRODUÇÕES FINAIS
Neste ano de 2011 cada turma realizou uma produção final, algo que significasse de forma concreta pelo menos parte do trabalho realizado ao longo do ano.
·         INFANTIL III “A” e III “C” – EDUCADORA LEYDE DAYANE: Memorial Digital contendo as diversas ações e atividades das turmas ao longo do ano;
·         INFANTIL III “B” – EDUCADORA MEIRILENE VIEIRA: Memorial Digital a partir do projeto ARCA DE NOÉ;
·         INFANTIL IV “A” e IV “B” – EDUCADORAS EDVANDA ALMEIDA E RITA DE CÁSSIA: Inspiradas pelo interesse das crianças e pelo projeto da BRINQUEDOTECA, produziram o livro BRINCANDO E APRENDENDO, contendo as crianças confeccionando diversos brinquedos e nos ensinando a confeccioná-los;
·         INFANTIL IV “C” – EDUCADORA ALEXANDRA PINHO: As crianças desta turma demonstram um interesse toda especial pela canções infantis, diante disso a produção foi o livro NOSSAS CANÇÕES PREFERIDAS. Cada canção que compõe o livro foi ilustrada pelas crianças da turma;
·         INFANTIL V “A” – EDUCADORA VANDERLÚCIA SOUSA: Produção do livro O PODER DAS ERVAS... PLANTAS QUE CUIDAM E CURAM, a partir da execução do projeto que leva o mesmo nome;
·         INFANTIL V “B” – EDUCADORA CLÉRIA OLIVEIRA: A contação de histórias infantis sempre marcou essa turma. E as história da Educadora Edmea Rodrigues chegaram no universo dessas crianças, que com dedicação fizeram a ilustração de uma delas, culminando na produção do livro O SUMIÇO DO COELHO.
·         INFANTIL V “C” – EDUCADORA AGNETE MARQUES: Com determinado apreço pela leitura, principalmente a dos clássicos infantis, as crianças ilustração a seu modo a história A PEQUENA SEREIA na construção do livro.
Ao término do ano letivo, em uma aula toda especial com a participação da família, cada criança recebeu sua produção com brilho no olhar, como construtores do conhecimento, e com certeza foi um momento que ficará guardado na memória de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares