"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
CONTATO:
ceisdsavio@gmail.com
(88) 9478-3246

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ADAPTAÇÃO ESCOLAR Como agir (e como não agir) no período de adaptação na escola


O primeiro dia na escola é sempre difícil. Não é à toa que ganhou até um nome: adaptação. Adaptação dos filhos, que chegam a um ambiente novo e desconhecido. E adaptação dos pais, que também sofrem com a ansiedade e o medo da reação da criança. Nesse momento de transição na vida da criança, é importante que os pais transmitam tranquilidade e confiança em relação à escola. Afinal de contas, não existe escola perfeita. As escolas tentam fazer o melhor, porém é preciso lembrar que elas são feitas por seres humanos.
Portanto, confiram algumas orientações que podem ajudá-los nesse momento de levar o seu filho à escola pela primeira vez e curta essa fase tão importante - da vida dele e da sua - propostas pelos especialistas  Luciana Fevorini, doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP); Fernanda Flores, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Escola da Vila, em São Paulo (SP) e  Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

1. Como preparar seu filho para o ingresso na escola? É importante não esconder nada. Explique que ele vai para a escola a partir de um determinado dia, que você vai levá-lo, vai buscá-lo e que o acompanhará no início. Fale dos novos amiguinhos que vai fazer, da professora, de como é a escola e o que acontece por lá. Mas é importante não exagerar, não falar como se ele estivesse indo para um bufê infantil, para que ele não fique frustrado. Nessas horas, nada como uma boa conversa.

2.Qual é o papel da família na adaptação? A família tem que conhecer os rituais da escola, frequentar as reuniões que antecedem o início das aulas e abrir um canal de comunicação com o professor. Além disso, os pais têm o papel de esclarecer, explicar por que ele está indo para a escola, deixar claro que ele vai ficar sozinho lá depois de alguns dias. Não crie falsas expectativas no seu filho. O melhor é dizer a verdade. Explique que você vai acompanhá-lo por um período, mas que, depois disso, você vai voltar ao trabalho e ele vai ficar só com a professora e com os coleguinhas. Uma dica importante: nunca vá embora sem se despedir do seu filho. Ele pode se sentir traído e inseguro em relação à escola.

3. Como lidar com o choro? É preciso identificar se não é um choro manipulatório, pois há crianças que fazem uso dessa artimanha para impedir que os pais as deixem. Muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas. Há momentos em que é importante ir embora sem olhar para trás, para evitar que essa situação se arraste por mais tempo. Converse com os professores e coordenadores para decidir como agir em casos como esse. E lembre-se: chorar um pouco em uma situação como essa é até saudável.

4. Como os pais podem participar e ajudar no período de adaptação? Além de acompanhar os primeiros dias da criança na escola, é importante que a família se envolva, conheça as instalações da escola, os professores, os coordenadores e os pais dos outros alunos. E, quando as aulas começarem, não bombardeie o seu filho com perguntas. É importante escutar o que ele tem a dizer e perguntar o que aprendeu, mas nunca pressione por respostas.

Coordenadoria de Educação Infantil de Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares