"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
CONTATO:
ceisdsavio@gmail.com
(88) 9478-3246

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROJETO BRINCARTE 2011


Antecipando o prazo estabelecido pelas leis 11.645/08 e 11.769/08 que tratam respectivamente da Obrigatoriedade do Estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e da Obrigatoriedade do Ensino da Música na Educação Básica, o projeto BRINCARTE, A ALEGRIA DE CONSTRUIR E RECONSTRUIR, executado no CEI São Domingos Sávio desde 2009, amplia as possibilidades de construção do conhecimento, baseado em temas diversos, incluindo além do que foi disposto nas leis acima citadas, a prática do futebol, teatro e dança.
A execução do referido projeto contou com a parceria da Secretaria da Cultura e Secretaria da Educação com o projeto EM HARMONIA COM A ESCOLA. Na instituição as responsáveis diretas pela execução e acompanhamento das atividades do mesmo foram as educadoras Cléria Oliveira no turno manhã, Vanderlúcia Sousa, turno tarde e Rosiane Alves que acompanhava algumas atividades nos dois turnos.
As ações do projeto estão voltadas para o trabalho em sala, distribuído nos eixos de aprendizagens e, para o trabalho em grupos, formados a partir da afinidade das crianças.
GRUPO DE FLAUTA
TURNO MANHÃ: Contamos com o monitor Jefferson Severo, que com seu carisma, pontualidade e assiduidade foi estabelecendo uma relação afetiva com as crianças. Embora tenha sido uma situação nova em sua vida, Jefferson sempre demonstrou muito empenho, habilidade e responsabilidade ao longo de todo o ano. O mesmo atuou com um grupo de 10 crianças do Infantil V “A”.
TURNO TARDE: Para este turno, a monitora Rayná Rodrigues trabalhou com 10 crianças dos Infantis V “B” e “C”, a qual também demonstrou habilidade e responsabilidade em suas aulas, apesar de ser a sua primeira experiência com crianças dessa faixa etária.







GRUPO DE PERCUSSÃO
TURNO MANHÃ/ TARDE: Participaram desse grupo, crianças dos Infantis IV “A” , “B” e “C” e V “A”, “B” e “C”, sendo monitoradas pelo Wandeson Paulino, turno manhã, e Túlio Sousa, turno tarde. No primeiro semestre, Wandeson não demonstrou boa assiduidade, pois sua ausência foi freqüente, não apresentando justificativas à escola. O mesmo aconteceu com o monitor Túlio, mas no segundo semestre. Ressalto ainda que o número de crianças nos grupos, totalizando 16 em cada turno, dificultou o trabalho dos mesmos, uma vez que esta seria a primeira experiência com essa faixa etária. No início do segundo semestre, realizamos uma avaliação das ações dos projetos – BRINCARTE e EM HARMONIA COM A ESCOLA – juntamente com os profissionais dessa instituição e os monitores. A partir desse momento foi possível viabilizarmos algumas práticas durante as aulas, principalmente no grupo de percussão, o qual foi dividido em duas turmas, melhorando assim, o acompanhamento das propostas, bem como a confecção de instrumentos musicais com material sucata, o que possibilitou uma melhoria metodológica e, consequentemente maior êxito na aprendizagem. Vale ressaltar que o compromisso e assiduidade do monitor Wandeson melhoraram significativamente, propiciando maior desempenho das habilidades das crianças.


               




GRUPO DE CAPOEIRA
As atividades de Capoeira envolveram as crianças de 3, 4 e 5 anos de acordo com o interesse delas, totalizando 30 no turno manhã e 27 no turno tarde, sendo acompanhadas pelo professor de capoeira do grupo Negaça Jhon Lima. No primeiro semestre, Jhon teve dificuldades quanto ao trabalho com as crianças de três anos, pois os movimentos propostos não condiziam com o nível psicomotor das crianças. Desse modo, reavaliamos juntamente com os profissionais da escola e monitor, o trabalho desenvolvido, buscando a melhor adequação das propostas com a faixa etária, obtendo êxito.
FUTEBOL
A prática do futebol é orientada pelo Valdemir Paulino, o qual demonstrou durante todo o ano ótima assiduidade, pontualidade, compromisso e habilidade metodológica, apresentando semanalmente seu plano de ação. O mesmo teve uma excelente aceitação pelos aprendentes que participaram das atividades com alegria e entusiasmo. “Tio Demi”, como era chamado, trabalhou sempre priorizando as relações sociais, o respeito, disciplina e as habilidades de acordo com a faixa etária. Com isso, já obtivemos avanços significativos nas diversas situações de convivências diárias. Vale ressaltar que todas as crianças participaram dessa prática.





GRUPO DE CANTO CORAL
TURNO MANHÃ: Participaram desse grupo crianças de 3 e 4 anos, totalizando 21 crianças, sendo monitoradas pela Bárbara Rodrigues. A mesma encontrou dificuldades para trabalhar com essa demanda e faixa etária. Na tentativa de superar essa dificuldade, dividimos o grupo em duas turmas, propondo também algumas sugestões metodológicas para o segundo semestre. Porém, avanços não foram obtidos, posto que a monitora se ausentou de suas responsabilidades no mês de setembro sem apresentar justificativas à escola e os responsáveis pelos monitores não enviaram outra pessoa  para substituí-la.

TURNO TARDE: Participaram desse grupo crianças de 3 e 4 anos, totalizando 10 crianças, sendo monitoradas pela Érica Marques. A mesma também encontrou dificuldades para trabalhar com essa faixa etária, pois necessitava de uma prática que explorasse mais a expressão, tanto musical como corporal. Diante dessa dificuldade, reavaliamos nossas ações juntamente com os profissionais da escola e monitores com o intuito de promover práticas que valorizassem as habilidades de acordo com a faixa etária, obtendo alguns avanços no segundo semestre.


                        

GRUPO DE DANÇA E TEATRO
As aulas de Dança e Teatro foram desenvolvidas pelas educadoras articuladoras do projeto Cléria e Vanderlúcia, tendo significativa contribuição da Rosiane, ocorrendo duas vezes por semana nos turnos manhã e tarde. Tivemos uma boa adesão por parte das crianças, sendo 21 no Grupo de Teatro do turno manhã e 18 no turno tarde; Grupo de Dança do turno manhã 26 e 20 no turno tarde, contemplando os Infantis III, IV e V. Apesar das educadoras não terem uma formação específica para trabalhar tais práticas, as mesmas se empenharam em pesquisas para melhor desenvolver as habilidades expressivas, obtendo êxito, sendo demonstrado nas diversas apresentações ocorridas ao longo do ano.

 


















As diversas atividades deste projeto proporcionaram, ao longo deste ano, o amplo desenvolvimento das crianças nos diferentes aspectos, tendo como fator ímpar a sensibilidade e a oportunidade de proporcionar aos educandos o contato com as mais diferentes formas de expressão, como: as apresentações teatrais (PAIXÃO DE CRISTO; O PESCADOR, O ANEL E O REI; MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA; BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES), musicais (NA DANÇA: TRIBUTO À PAZ; FESTA JUNINA; POUT-POURRI ANOS 60; NA PERCUSSÃO: DESFILE CÍVICO) e corporais (RODAS DE CAPOEIRA; JOGOS DE FUTEBOL – INTER-CLASSE E  TORNEIOS) demonstraram o sucesso geral do que foi proposto.

             O encerramento do projeto ocorreu nos dias 14, 15 e 16 de novembro, sendo promovidas a cada dia, diferentes apresentações artísticas, onde monitores e crianças tiveram a oportunidade de expressar suas habilidades adquiridas e ampliadas através das ações do projeto para toda comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares