"A leitura de mundo precede a leitura da palavra". (Paulo Freire)
CONTATO:
ceisdsavio@gmail.com
(88) 9478-3246

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Histórico

       O Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio está localizado na rua Maria Armênia Barbosa, Nº 309, Bairro Santa Terezinha, Madalena - CE.
     A escola foi fundada em 1994 através da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Moradores de Madalena. Nasceu mediante às discussões  para a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como da necessidade da comunidade em ter um espaço voltado para o cuidar e o educar das crianças com idade escolar em creche e pré-escola.
     Esta instituição deu início às suas atividades em 1995 atendendo a 100 crianças. Neste ano de 2011, iniciamos com 180 aprendentes, nas faixas etárias de 3,4 e 5 anos nos turnos manhã e tarde.
        Nos anos de 2009 e 2010, nossa instituição elaborou importantes documentos que viabilizaram a melhoria na qualidade da educação neste centro infantil.
       Com o intuito de definir claramente sua ação educativa, propomos a construção da Proposta Pedagógica resultante do compromisso político e pedagógico de todos que fazem esta escola. A mesma tem como eixo norteador o desenvolvimento de práticas de educação e cuidados que possibilitam a integração entre os aspectos físicos, afetivos, cognitivos/linguísticos e sociais da criança de acordo com as diretrizes traçadas pelo sistema de ensino. Posteriormente, representantes de todos os segmentos que constituem a escola construíram o Regimento Escolar, firmando assim, uma Carta de Convivência aprovada por toda comunidade escolar.
Com a criação e a legalização do Conselho Escolar, fomos contemplados pela primeira vez com recursos federais como: PDDE e PNAE, sendo administrado pelo próprio conselho, dando um salto qualitativo na merenda oferecida aos educandos, bem como nos recursos didáticos. Conquistando, assim, o CREDENCIAMENTO.
       Como já dizia Paulo Freire  “Na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenho para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares