Experiências que promovam o conhecimento pelas crianças de diversificados elementos do mundo físico.
Içar âncora! É hora de zarpar, mas esta embarcação não parece que vai muito longe. O capitão já tentou de tudo para acelerar o pequeno navio e nada adiantou. Que tal você dar uma forcinha com algumas gotinhas de detergente? Achou estranho? Pode contar que não há feitiço nessa história, apenas ciência!
Você vai precisar de:
* Uma folha de papel;
* Uma bacia;
* Água;
* Detergente.
Para acelerar a embarcação:
Quando a embarcação estiver pronta, coloque-a dentro da bacia, que deve conter água pela metade. Espere um pouco até o barco ficar parado. Pingue algumas gotinhas de detergente atrás dele. O que aconteceu? Ele saiu navegando!
Por que isso acontece?
O detergente não é nenhuma porção mágica e, sim, uma substância com poderes químicos para "quebrar" a tensão superficial da água, ou seja, a fina película sobre a qual o nosso navio estava parado.
A tensão superficial faz com que a água pareça estar coberta por uma rede formada pela união de suas moléculas. Quando pingamos o detergente, a união entre as moléculas da água é reduzida e elas se afastam. Nesse movimento de se afastarem, as moléculas empurram a embarcação, que sai navegando!
Fonte: Revista Pense, artigo de Ingrid de Castro Vompean Fregonez, do Laboratório de Ensino da Universidade Metodista de São Paulo.
Experiência realizada pelo Infantil IV "A"
Adoreiiii... muito bacana tia Iris! As crianças devem ter adorado!
ResponderExcluir