As ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2011) nos alerta para a necessidade do trabalho com
projetos: “Ao desenvolver projetos as crianças se envolvem plenamente, em seu
processo de aprendizagem, formulando questões, interagindo com os parceiros,
com o professor e com outras pessoas. Elas mobilizam suas habilidades na
investigação e buscam solucionar um problema de seu interesse construindo e
expressando ideias, fazendo escolhas, tomando decisões e estabelecendo relações
com os conhecimentos anteriores.”
Esse documento vem
evidenciar a pedagogia de projetos adotada pela escola desde 2009. E este ano,
além dos projetos pilotos da escola (BRINCARTE, A ALEGRIA DE CONSTRUIR E
RECONSTRUIR; ESCOLA E FAMÍLIA: EDUCAÇÃO SE FAZ EM PARCERIA), foram
proporcionados as crianças diferentes projetos de sala e da
Brinquedoteca/Biblioteca.
PROJETO
REINVENTANDO O BRINCAR
O referido projeto foi
criado no início do ano letivo de 2011, buscando fortalecer o desenvolvimento
do aspecto lúdico, facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social
e cultural e ainda colaborar para uma boa saúde mental, para um estado interior
fértil e para os processos de socialização, comunicação, expressão e construção
do conhecimento.
Nascido da importância
do brincar, suas ações foram baseadas na construção coletiva e individual de
diversos brinquedos com material sucata, bem como no resgate de cantigas e
brincadeiras de roda.
As diversas ações do
referido projeto foram muito importantes para o desenvolvimento das noções de
cuidado e respeito com o meio ambiente. Vale ressaltar que as educadoras Maria
do Carmo e Edvanda Maria coordenaram com criatividade e empenho este projeto no
espaço da Brinquedoteca/Biblioteca nesse ano de 2011.
PROJETO
HORTA NA MINHA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
O referido projeto foi
elaborado e executado pelas turmas do Infantil III “B” e Infantil V “B” no
segundo semestre de 2011. Na busca de integrar diversas fontes e recursos de
aprendizagem agregado ao dia a dia da escola, gerar fonte de observação e
pesquisa, exigir reflexão diária por parte dos educadores, educandos e famílias
envolvidas, bem como proporcionar possibilidades para o desenvolvimento
integral da criança, com práticas em equipe na exploração das várias formas de
aprender.
As ações do projeto
foram executadas com a parceria da família, desde a escolha do espaço, na
visita à horta na comunidade Manga, construção dos canteiros e plantação dos
legumes.
O projeto também se
caracterizou pelo estudo da base nutricional dos legumes que foram cultivados
(cheiro-verde, coentro, alface, pimenta de cheiro, pimentão e tomate), estudo
esse que resultou numa maior conscientização das crianças em relação a
necessidade de consumo dos mesmos, tanto que as crianças que de alguma forma
rejeitavam determinados legumes, até mesmo no lanche da escola, passaram a
consumi-los.
Os resultados
educacionais obtidos são incríveis quando as crianças participam efetivamente
da construção do conhecimento, maiores ainda quando tem o apoio da família.
PROJETO
ARCA DE NOÉ
O projeto ARCA DE NOÉ
foi a base para a produção final do Infantil III “B”. Com um interesse todo
especial pelos bichos as crianças se envolveram e puderam construir diferentes
formas de aprendizagem a partir das ações do referido projeto.
Uma das primeiras ações
do projeto foi a visita ao Zoológico em Canindé – CE. As demais ações ocorreram
na escola, em rodas de conversas, rodas de leituras, artes e em todos os eixos
do conhecimento.
O encerramento foi com
a dramatização da história A ARCA DE NOÉ, onde todas as crianças e pais
estiveram envolvidos. A participação das famílias na realização desse trabalho
foi muito importante, tanto para as crianças e a escola, quanto para os
próprios pais.
Ao término das ações
foram reunidas as fotos de todos os momentos e editadas em um CD, como um
memorial digital. Cada criança com sua família recebeu o CD, num momento que
podemos chamar de aula da saudade.
PROJETO
O PODER DAS ERVAS, PLANTAS QUE CUIDAM E CURAM
O referido projeto foi
elaborado e executado no último bimestre de 2011, pela turma do Infantil V “A”.
A ideia do cultivo de ervas
medicinais nasceu com o objetivo de fortalecer o cuidado com o meio ambiente,
resgatar os conhecimentos medicinais, bem como proporcionar à comunidade
escolar os diversos benefícios dessas ervas.
Durante sua execução,
as crianças juntamente com as famílias puderam vivenciar valores como: o
respeito e o cuidado com a natureza. Visitaram a Farmácia Viva da E.E.F Paula
Queiroz, conheceram vários chás e suas indicações, tiveram contato com
experiências dos avós no que diz respeito a utilização de determinadas ervas.
Uma das últimas ações
do projeto foi a plantação das ervas. Vale ressaltar que a participação das
famílias foi essencial para a realização do mesmo, pois esteve presente em
sala, nas aulas de campo, na preparação do canteiro e na plantação.
Ao término das ações,
as vivências foram reunidas no livro O PODER DAS ERVAS... PLANTAS QUE CUIDAM E
CURAM. Cada criança recebeu um livro em
um momento todo especial na última aula da turma.
PRODUÇÕES
FINAIS
Neste ano de 2011 cada
turma realizou uma produção final, algo que significasse de forma concreta pelo
menos parte do trabalho realizado ao longo do ano.
·
INFANTIL III “A” e III “C” – EDUCADORA
LEYDE DAYANE: Memorial Digital contendo as diversas ações e atividades das
turmas ao longo do ano;
·
INFANTIL III “B” – EDUCADORA MEIRILENE
VIEIRA: Memorial Digital a partir do projeto ARCA DE NOÉ;
·
INFANTIL IV “A” e IV “B” – EDUCADORAS
EDVANDA ALMEIDA E RITA DE CÁSSIA: Inspiradas pelo interesse das crianças e pelo
projeto da BRINQUEDOTECA, produziram o livro BRINCANDO E APRENDENDO, contendo
as crianças confeccionando diversos brinquedos e nos ensinando a
confeccioná-los;
·
INFANTIL IV “C” – EDUCADORA ALEXANDRA
PINHO: As crianças desta turma demonstram um interesse toda especial pela
canções infantis, diante disso a produção foi o livro NOSSAS CANÇÕES
PREFERIDAS. Cada canção que compõe o livro foi ilustrada pelas crianças da
turma;
·
INFANTIL V “A” – EDUCADORA VANDERLÚCIA
SOUSA: Produção do livro O PODER DAS ERVAS... PLANTAS QUE CUIDAM E CURAM, a
partir da execução do projeto que leva o mesmo nome;
·
INFANTIL V “B” – EDUCADORA CLÉRIA
OLIVEIRA: A contação de histórias infantis sempre marcou essa turma. E as
história da Educadora Edmea Rodrigues chegaram no universo dessas crianças, que
com dedicação fizeram a ilustração de uma delas, culminando na produção do
livro O SUMIÇO DO COELHO.
·
INFANTIL V “C” – EDUCADORA AGNETE
MARQUES: Com determinado apreço pela leitura, principalmente a dos clássicos
infantis, as crianças ilustração a seu modo a história A PEQUENA SEREIA na
construção do livro.
Ao término do ano
letivo, em uma aula toda especial com a participação da família, cada criança
recebeu sua produção com brilho no olhar, como construtores do conhecimento, e
com certeza foi um momento que ficará guardado na memória de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário