“O objetivo da criança é ser como
as pessoas que tanto admira. Os pais funcionam como modelos a ser
incorporados.” (Içami Tiba)
A participação da
família na vida escolar dos filhos é de suma importância. A escola não pode
caminhar sozinha no projeto educacional das crianças. No entanto, essa é uma
questão que aguça a reflexão de muitos educadores e pesquisadores educacionais,
pautada principalmente no seguinte questionamento, “como aproximar as famílias
da realidade escolar de seus filhos?”. Como resposta a essa questão nasceu o projeto
ESCOLA E FAMÍLIA: EDUCAÇÃO DE FAZ EM PARCERIA, atuante neste Centro Infantil
desde 2009.
A segunda etapa do projeto
nesse ano de 2011 teve início dia 08 de agosto com a segunda visita das
educadoras às residências das crianças, com um prazo de dois meses para serem
concluídas. Foi possível acompanhar as educadoras em algumas visitas
realizadas. Momento de muito crescimento profissional e pessoal, pois é muito
gratificante a recepção que as famílias nos oferecem atualmente, é visível a
existência da troca de ideias e a parceria.
A execução desse projeto vem a cada dia
estreitando os laços entre escola e família, e trazendo resultados positivos na
educação das crianças. Aprimorando o acompanhamento extraclasse, bem como a
participação dos pais nas ações e eventos desenvolvidos na escola, seja
coletivo ou por turma.
O encerramento das ações do projeto
ESCOLA E FAMÍLIA: EDUCAÇÃO SE FAZ EM PARCERIA 2011, ocorreu com o MOMENTO
FAMÍLIA EM SALA DE AULA, com a seguinte agenda:
TERÇA-FEIRA (25/10/2011) – INFANTIL III
“A” E “B” (TURNO MANHÃ)
INFANTIL III “C” E IV “C” (TURNO TARDE)
QUARTA-FEIRA (26/10/2011) – INFANTIL IV
“A” E “B” (TURNO MANHÃ)
QUINTA-FEIRA (27/10/2011) – INFANTIL V
“B” E “C” (TURNO TARDE)
SEXTA-FEIRA (04/11/2011) – INFANTIL V
“A” (TURNO MANHÃ)
O tempo cronológico para este momento
foi de duas horas. A primeira ocorreu no
pátio com educadores e pais, envolvendo diversas atividades que proporcionaram
a reflexão sobre a participação da família na vida escolar dos filhos, bem
como, a importância da afetividade na vida familiar. A segunda hora ocorreu em
sala, onde os pais juntamente com os
filhos e educadores vivenciaram atividades da rotina escolar das crianças.
Não
alcançamos 100% de participação dos pais nas atividades ao longo desse ano, mas
com certeza tivemos boa participação dos mesmos em todos os eventos para os
quais foram chamados, como: na festa junina,
no bingo, na realização de projetos de sala, nas culminâncias dos
projetos ESCOLA E FAMÍLIA e BRINCARTE, em reuniões bimestrais e na entrega das
produções finais das crianças.
A tarefa de educar é árdua, porém, cheia
de flores quando se tem disposição para buscar o melhor resultado para fazer a diferença na vida da criança. São
momentos que ficam sempre guardados na memória e na vida de cada criança que
recebeu sua “tia” em casa e vivenciou um dia de aula com sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário